Uma breve história do Whisky

Hoje vamos falar um pouco sobre a história do Uisque (ou Whisky, como é mais conhecido mundialmente). Ele é uma bebida alcoólica destilada feita de grãos fermentados, sendo eles: cevada, cevada maltada, centeio, trigo ou milho. A maioria das variedades é envelhecida em barris de madeira. O teor alcoólico varia de 38 a 54% a 20 ºC, segundo a legislação brasileira.
 
É uma bebida rigorosamente regulamentada. Cada classe de whisky é caracterizada pela fermentação dos grãos, destilação e tempo de envelhecimento e o tipo da madeira do barril.
 
Barris de Whisky. Quanto mais tempo envelhecido, mais nobre a bebida. 60% do sabor é baseado no tipo de barril usado no envelhecimento.
 
A arte da destilação teve início com os babilônios, na Mesopotâmia. Entre 1100 e 1300, a destilação foi difundida na Irlanda e Escócia. Como as ilhas tinha poucas uvas, empregadas na produção de vinho, a cevada passou a ser utilizada, levando ao desenvolvimento do whisky. Nessa época a bebida ainda não era consumida envelhecida, o que só passou a ocorrer depois que uma pessoa, por acaso, provou um whisky esquecido num barril de madeira.
 
Existem vários tipos de whisky. Dentre os escoceses há o puro malte e o blended. Whisky puro malte é feito 100% com cereais maltados provenientes de uma única destilação. Puro malte é subdividido em single malt (uma destilação) e vatted (várias destilações single malt misturadas). Blended é uma mistura de malte puro com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados.
 
Um dos whiskies mais conhecidos é o escocês Johnnie Walker, originalmente chamado Walker’s Kilmarnock Whisky. A marca ficou famosa após a morte de seu criador John Walker, em 1857.
 
Antes de 1860 a venda de whisky tipo blended era ilegal. Apenas em 1865 Alexander Walker, filho de John, produziu o primeiro blended. Alexander também foi quem introduziu as garrafas quadradas, em 1870, o que facilitava o armazenamento e diminuía o número de garrafas quebradas.
 
Estas e outras histórias podem ser vistas abaixo, em um dos vídeos mais populares do ano passado no Youtube,  onde é mostrado toda a história da família Walker e da criação da bebida. Vale a pena ver. Além de uma grande aula de história, é uma ótima aula de perseverança e empreendedorismo.